Arquiteto João Carlos Bross participa de projeto colaborativo de memória institucional da Unicamp

Ao sobrevoar ou caminhar pelo campus da Unicamp em Barão Geraldo, prestes a completar 55 anos desde o lançamento de sua pedra fundamental, é possível observar a essência do primeiro Plano Diretor da Universidade: Praça Central, Ciclo Básico, ruas radiais, edifícios distribuídos por áreas de conhecimento, praças e diversos espaços de vivência. Estão ali os primeiros prédios, como Instituto de Biologia (IB), Instituto de Química (IQ), Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e outros, erguidos alguns anos depois, a exemplo do Hospital de Clínicas (HC) e da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL). Foi em parceria com Zeferino Vaz, fundador da instituição e reitor da Unicamp por 12 anos, que o arquiteto João Carlos Bross, então com apenas 30 anos de idade, assumiu o desafio de idealizar e executar o projeto urbanístico original da Universidade, ainda na fase de escolha do terreno onde a Unicamp se instalaria: a Fazenda Rio das Pedras, propriedade doada por Almeida Prado. Mais de cinco décadas depois, na manhã de 31 de agosto de 2021, Bross esteve na Unicamp para contar essas e outras memórias de sua trajetória profissional, no contexto de um projeto de memória institucional, elaborado colaborativamente pelo Arquivo Central/SIARQ-Unicamp (AC/SIARQ), Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) e Centro de Memória Unicamp (CMU). A proposta é levantar, tratar tecnicamente e dispor dados e informações sobre fatos e episódios ocorridos nos primeiros anos de estruturação da Universidade e sobre fatos relacionados à concepção e desenvolvimento do Plano Diretor original.

Com presença de Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do AC/SIARQ; Thalita Dalbelo, coordenadora do Plano Diretor Integrado; Flávia Garboggini, arquiteta da DEPI; Silvia Mikami, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) e Rodrigo Lizardi, assistente técnico do AC/SIARQ, a captação audiovisual do depoimento de Bross resultou em aproximadamente duas horas e meia de gravação. A entrevista foi conduzida por Luiza Moretti, jornalista do AC/SIARQ. O arquiteto, com 87 anos de idade, recordou a infância, influências que o levaram à escolha pela carreira de arquiteto e primórdios de sua trajetória profissional. Com falas espontâneas e a partir de respostas ao roteiro proposto pela equipe, Bross contou fatos marcantes das origens da Unicamp, desafios do projeto e da execução das obras do campus, convivência com o reitor Zeferino Vaz por doze anos e a relação entre conceitos de universidade e plano urbanístico. O arquiteto, que foi professor em diversas instituições de ensino superior, também abordou questões sobre o atual Plano Diretor da Unicamp, projetos profissionais em execução, livros publicados sobre suas experiências na área de arquitetura em saúde e tendências para o futuro, como a telemedicina, que ganhou força em tempos de pandemia. Após a gravação, Bross foi saudado pelo reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, e por Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Universidade.

A partir da coleta do depoimento, o material gravado passará por tratamento arquivístico no âmbito do AC/SIARQ, que deve incluir, em um primeiro momento, decupagem, transcrição e preservação do documento, o qual fará parte do acervo histórico da instituição. Em breve, o material estará disponível para consultas e será difundido em plataformas digitais para pesquisadores e público em geral.