AC/SIARQ participa de seminário de gestão arquivística, organizado pelo Legislativo Federal

Em alusão ao Dia do Arquivista, celebrado em 20 de outubro, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizaram, no dia 21 do mesmo mês, o IV Seminário de Gestão Arquivística de Documentos do Legislativo Federal, em formato online e com transmissão ao vivo. Organizado pela Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados, o evento teve como tema central “A preservação digital em instituições públicas” e apresentou palestras e experiências institucionais sobre preservação de documentos arquivísticos digitais em um cenário de uso dinâmico da tecnologia para atualizar e criar processos de trabalho, excelência na prestação de serviços e garantia de transparência aos cidadãos. Andressa Piconi, diretora de Tecnologia da Informação do AC/SIARQ, representou a instituição no seminário e abordou ações de preservação digital da Unicamp.

As políticas de gestão de documentos ao longo da história da Unicamp abriram a apresentação da diretora, que apontou os principais marcos desde 2003, quando foi  constituído o primeiro grupo de trabalho de documentos arquivísticos eletrônicos. “Por meio de resoluções e normativas, o AC/SIARQ tem como missão coordenar a gestão e a preservação de documentos produzidos e recebidos pelas unidades e órgãos de toda a Universidade, em qualquer suporte ou idade do ciclo documental”, explicou Andressa.

Na sequência, abordou o desenvolvimento do SIGAD-UNICAMP (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), implantado em 2015. Com nove mil usuários, o ambiente contém todos os dados de processos administrativos da Unicamp e segue em constante atualização. O sistema foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do AC/SIARQ e se integra com os sistemas de negócios da Universidade. Dois anos depois da implantação, foram estabelecidos procedimentos para uso de assinaturas digitais e outros meios de comprovação de autoria e integridade dos documentos, além do Projeto Processos Digitais, no âmbito do planejamento estratégico da Unicamp. “A pandemia acelerou esse fluxo de processos digitais, o que nos levou a ampliar a capacitação dos usuários na área”, contou Andressa. Ela também relatou a experiência de criação do Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes (ReDISAP) da Unicamp, fruto de parceria entre seis arquivos e centros de documentação da instituição, desde 2019. O projeto está em fase de testes, migração de documentos digitais, oficinas e elaboração de manual interno de usuários. “Em breve, teremos um ambiente de desenvolvimento, homologação e produção, hospedado na nuvem da Unicamp, em um storage centralizado para preservação e acesso. ReDISAP e SIGAD devem se integrar, viabilizando o recolhimento do acervo digital permanente e sua disponibilização aos usuários”, salientou a diretora.

Na apresentação, Andressa definiu a preservação dos documentos nato digitais como prioritária e destacou o desenvolvimento de projetos de digitalização de séries documentais e atendimento de demandas de usuários. Como perspectivas e desafios em preservação digital, além da implantação e aperfeiçoamento do ReDISAP, estão “inclusão e processamento de grande volume de documentos digitais, integração com plataforma do Sistema de Bibliotecas e com o SIGAD-UNICAMP, uso de autenticação corporativa nos sistemas e criação de normas e políticas para atualização, manutenção e evolução das ferramentas utilizadas”, concluiu.

Foto Andressa

Andressa Piconi participa do IV Seminário de Gestão Arquivística de Documentos do Legislativo Federal