Unicamp lança plataforma unificada de repositório de pesquisa nos acervos

TEXTO: Liana Coll (SEC Unicamp)/FOTO: Rodrigo Lizardi de Souza

Os documentos dos arquivos e centros de documentação da Unicamp agora podem ser consultados por meio de uma plataforma única. Lançado no dia 9 de setembro, o Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP) compreende a unificação das bases dos acervos da Unicamp em uma plataforma de armazenamento, gerenciamento e pesquisa.

No ReDiSAP, estão reunidos os acervos do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/Siarq), do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (AEL/IFCH), dos Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/Cocen), do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae/IEL), do Centro de Memória da Unicamp (CMU/Cocen) e do Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM).

“Atuamos com o propósito de unificar bases de documentos digitais permanentes na Universidade numa plataforma de acesso único para o usuário. Isso visa tanto otimizar o gerenciamento e a administração dessa ferramenta como propiciar aos pesquisadores uma visão mais sistêmica do acervo da universidade”, aponta Janaina Andiara dos Santos – coordenadora do Siarq, órgão responsável pela administração do ReDiSAP.

A plataforma compreende 530 fundos documentais e 73.841 itens e segue as recomendações atualizadas de órgãos de referência na área de arquivologia, como Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). O grupo responsável pelo desenvolvimento do ReDiSAP, que envolve ainda o Sistema de Bibliotecas (SBU) e tem o apoio do Centro de Computação (CCUEC), está trabalhando para que os usuários possam acessar, além das informações de pesquisa dos acervos, os documentos nato-digitais e digitalizados disponibilizados pelos arquivos e centros de documentação.

Alguns dos itens já estão disponíveis em formato digital. “Os pesquisadores, em breve, não vão encontrar só os dados descritivos, mas também o representante digital de cada um deles, dando um impulsionamento à visibilidade do patrimônio arquivístico da Unicamp”, diz Santos.

As atividades de pesquisa, segundo o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, terão um ganho com o ReDiSAP. “A rapidez com que se pode ter acesso aos documentos deve gerar um impacto grande nas atividades de pesquisa e de levantamento de informações da nossa Universidade e isso nos deixa muito felizes”, avalia.

Plataforma inovadora

O ReDiSAP utiliza tecnologias inovadoras para oferecer a melhor experiência para o usuário e para facilitar o gerenciamento dos acervos em relação aos seus documentos. São utilizados dois sistemas open source nesse processo: Archivematica e o AtoM.

Andressa Piconi, coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Siarq, explica que as unidades processam de forma individualizada os documentos, mas o armazenamento é centralizado. “Essa arquitetura permite uma escalabilidade maior, uma performance melhor e de forma que nenhuma unidade interfira no trabalho da outra. Elas processam os arquivos de forma separada, armazenam num mesmo contexto, num único repositório, a fim de disseminá-los numa única ferramenta”, explica.

A equipe responsável pelo ReDiSAP integrou servidores de diversos órgãos. Os esforços para o desenvolvimento da plataforma foram destacados pelo coordenador de serviços do AEL, Humberto Celeste Innarelli, que também aponta a relevância dos resultados do trabalho. “Com o lançamento do ReDiSAP, colocamos os arquivos e centros de documentação da Unicamp em um outro patamar. Temos uma ferramenta unificada onde há a possibilidade de colocar todos os nossos documentos de forma digital na web. É uma realização institucional”, afirma.

Para o coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação da Unicamp (CITIC/Unicamp), Ricardo Dahab, o trabalho para a realização da plataforma mostra também a importância da coordenação entre os diferentes setores de TIC da Universidade. “Na área de TIC, é fundamental que haja essa cooperação. Esse tem sido nosso empenho e o ReDiSAP ajuda bastante porque pode ser sempre mencionados como um exemplo.”

Preservação do acervo

A documentação disponibilizada para consulta por meio do endereço www.redisap.unicamp.br envolve temas como a história social contemporânea (AEL), do oeste paulista (CMU), história da literatura e da linguística brasileiras (Cedae), da história das ciências (CLE e CMA) e da história da Unicamp (Siarq).

Diversos trabalhos acadêmicos e pesquisas são realizados por meio da consulta ao acervo. A utilização de um repositório digital único, segundo os gestores que integram o ReDiSAP, “possibilitará ações de preservação contínuas com monitoramento, auditorias e procedimentos de segurança para garantir a integridade, confiabilidade, autenticidade e disponibilidade dos documentos arquivísticos digitais da Universidade”.

Cerimônia de Lançamento2