APESP realiza evento sobre o estado da arte da preservação digital

Publicado em 23/06/2023 | Fonte: APESP/Comunicação

O Seminário Estado da Arte da Preservação Digital aconteceu na terça-feira, 20 de junho, no auditório do Arquivo Público, com transmissão pelo YouTube. O evento discutiu as mais recentes práticas, políticas e projetos relativos à preservação digital em instituições públicas brasileiras.

Após as boas-vindas do coordenador do APESP, Thiago Lima Nicodemo, a abertura do evento contou com as palavras inspiradoras da professora aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Johanna Smit, que enviou uma mensagem especialmente para a ocasião.

Em seguida, os palestrantes começaram suas apresentações. O primeiro foi Daniel Flores, professor do Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF), que falou sobre o estado da arte em âmbito nacional. Na sequência, o diretor da Coordenação de Arquivos do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados (CDI/CD), Vanderlei Batista dos Santos, falou sob a perspectiva do trabalho em uma instituição pública federal.

Em seguida, Janaína Andiara dos Santos, Coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp (AC/SIARQ Unicamp), abordou o tema a partir de uma instituição autárquica, e o coordenador do Arquivo Público e professor do Departamento de História da Unicamp, Thiago Nicodemo, falou sobre a experiência em uma instituição pública estadual.

A mediação foi feita por Humberto Celeste Innarelli, coordenador de serviços do Arquivo Edgard Leuenroth, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (AEL/IFCH/UNICAMP) e professor doutor do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Campinas (GTI/FATEC/CPS). Na parte da tarde este grupo respondeu as dúvidas do público presencial e às questões enviadas pelo chat do Youtube do APESP. Humberto Innarelli, ao final do evento, fez o lançamento oficial do seu livro “Cryptex da Preservação Digital”, publicado pela editora Appris, fruto de sua tese de doutorado.

A gravação em vídeo do evento está disponível no canal do Youtube do APESP:

Parte da manhã: https://www.youtube.com/watch?v=1HxSQRj4v18

Parte da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=pmDhqmCx0Y4