Falece Ana Maria de Almeida Camargo, grande referência na Arquivologia

Com muito pesar, recebemos a notícia do falecimento de uma das maiores referências em Arquivologia no Brasil. A historiadora Ana Maria Camargo partiu na noite de 24 de setembro de 2023, aos 78 anos. Ana formou gerações de profissionais em arquivo junto ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Em seu currículo, contribuiu para diversas instituições arquivísticas, como a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e o Arquivo Histórico de São Paulo. Foi uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP).

Ana esteve na Unicamp mais de uma vez. Em outubro de 2010, participou como palestrante no Fórum Permanente “Obras Raras e Coleções Especiais”, evento que discutiu critérios para reunir, preservar e dispor o acesso às coleções e arquivos de documentos raros e especiais. Em 2022, esteve no Arquivo Edgar Leuenroth (AEL) para prestar assessoria à área de processamento técnico e organização de arquivos pessoais. A oficina contou com participação do AC/SIARQ. Em março deste ano, voltou ao AEL e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) para uma visita ao arquivo e para ministrar a palestra sobre a história da preservação do acervo "Brasil: Nunca Mais", que revelou crimes cometidos durante a ditadura militar.

A foto desta publicação é de 2010, registrada no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB/USP), durante um laboratório para organização do arquivo de Adoniran Barbosa, com presença de profissionais do AC/SIARQ e de outras órgãos da Unicamp.

Ana Maria Camargo