Marcelo Rubens Paiva de volta à Unicamp

O escritor, roteirista e dramaturgo paulistano Marcelo Rubens Paiva é o convidado deste ano para o Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA). A programação “Do começo até aqui” inclui palestra e oficinas entre os meses de outubro e dezembro de 2023. A palestra inaugural do ciclo de atividades, “Marcelo Rubens Paiva: a missão de um escritor”, será no próximo dia 20, às 14h, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). As oficinas seguem até 1 de dezembro, mediante inscrições.

Paiva é autor de diversas obras, entre elas “Feliz Ano Velho” (1982), a mais vendida do Brasil na década de 1980. Com diversos roteiros, direções e prêmios no currículo, o escritor não se esquece de sua vivência na Unicamp, onde cursou Engenharia Agrícola no fim da década de 1970 e fez mestrado em Teoria Literária no IEL.

Publicamos uma reportagem do Jornal da Unicamp (ed. 07), março de 1987, que está em nosso acervo histórico. Na entrevista, ele relata como lidava com a fama repentina após os recordes de vendas de livros e faz críticas sobre o ensino superior, a necessidade de uma formação mais humanista e cultural entre os estudantes e as bandeiras dos movimentos estudantis naquele momento. Ele também recorda o período de vivência na Universidade, da experiência de morar em república fora de sua cidade, e sua atuação no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp como um dos fundadores.

JU 00070006