Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

Série “10 anos de SIGAD/Unicamp” - O que vem por aí?

Equipes de Negócios e TI do SIGAD/Unicamp fazem balanço das últimas ações e anunciam novidades para 2026

Nos últimos anos, o SIGAD/Unicamp caminhou mais alguns passos em sua consolidação.  Em 2023, membros da equipe de TI do SIARQ passam a integrar o Conselho de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (GovTIC) da Universidade. As capacitações para uso do sistema aconteceram simultaneamente. Em 2024, por exemplo, foram trezentos servidores treinados sobre recursos importantes para seus respectivos trabalhos. Neste ano de 2025, a infraestrutura do ambiente de homologação e de produção foi migrada para a Nuvem Pública da Amazon (AWS), a exemplo de máquinas virtuais, banco de dados e repositório de documentos digitais. Porém, junto com o crescimento estão os desafios e perspectivas para os próximos meses. 

Andressa Cristiani Piconi, coordenadora da área de Tecnologia da Informação do AC/Siarq, anunciou a atualização da arquitetura tecnológica do sistema, já aprovada pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Unicamp. “Vamos implementar uma interface mais moderna, com maior usabilidade, recursos de acessibilidade e ampliação do tempo de login”. Andressa ressalta que as mudanças serão graduais e serão apoiadas por um grupo consultivo de usuários. “Paralelamente à implantação, a interface vigente segue em funcionamento e com as devidas atualizações”, destaca. 

O SIGAD/Unicamp, hoje com 26 mil usuários e 26 sistemas integrados, também deve ampliar o acesso externo. “Hoje é possível assinar documentos, mas queremos que essa pessoa de fora da Unicamp possa, se necessário, ser cadastrada, consultar e incluir documentos em processos”, explica Paulo Henrique Dionysio Pinto, coordenador da área de Gestão da Rede e dos Serviços Arquivísticos. Aline Rodrigues da Silva, responsável por Projetos Especiais e Capacitação Continuada, confirma a expansão do conteúdo dos treinamentos da comunidade universitária. “O uso do módulo de produção de documentos no próprio editor de texto do SIGAD/Unicamp será o principal foco das capacitações em 2026”. A equipe também busca implementar uma plataforma para compilar dados e gerar relatórios estatísticos do sistema.

Orientações sobre funcionalidades e esclarecimento de dúvidas dos usuários estão disponíveis no Portal de Informações do SIGAD/Unicamp.

25 5

Série "10 anos de SIGAD/Unicamp" - Pandemia acelera a implantação do SIGAD-Processo Digital

A implantação do trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19 modificou as formas de execução das atividades acadêmicas e administrativas e acelerou a implantação de ferramentas para tramitação digital de muitos dos processos administrativos. Com empenho e atenção à legislação, a equipe do AC/SIARQ desenvolveu e implementou o módulo SIGAD-Processos Digitais, disponibilizado a todas as unidades da Unicamp em 23 de novembro de 2020. O projeto já estava em andamento a partir da criação de um grupo de trabalho com integrantes de alguns órgãos e unidades da Unicamp.

O módulo Processo Digital, constantemente atualizado, permite a abertura de processos digitais, produção, a inclusão e a assinatura eletrônica de documentos, com requisitos de integridade e de autoria, controle de tramitação e acesso e a interoperação com sistemas de informação para acesso e captura automática de documentos, a partir de uma biblioteca de serviços. Durante a pandemia, portanto, a instituição tramitou digitalmente todos os convênios de pesquisa e desenvolvimento, além da emissão de diplomas com assinatura digital. No processo de desenvolvimento, profissionais definiram requisitos tecnológicos e infraestrutura de TI, além da qualificação das pessoas para atuarem nestes novos processos administrativos. Todos os trabalhos para desenvolvimento, testes, treinamento e implantação do módulo, durante a pandemia, foram realizados em trabalho remoto pela equipe do AC/Siarq. A implantação também se deu com o incremento do manual de usuário do SIGAD/Unicamp, com tópicos sobre os módulos de produção, registro e assinatura de documentos digitais (avulsos e processos). Os treinamentos via EAD foram realizados em parceria com a Educorp, com a produção e disposição de tutoriais em vídeo e aulas on-line.

O SIGAD-Processos Digitais teve menção honrosa na solenidade do Prêmio Paepe 2022. O projeto também garantiu o quarto lugar na classificação geral, seguido dos três vencedores, todos eles da área da Saúde.

3sig4

Série "10 anos de SIGAD/Unicamp" - Primeiros desafios, avanços e conquistas

É impossível falar dos dez anos do SIGAD/Unicamp sem pensarmos na constante atualização de funcionalidades, implementação de módulos e dinamismo das equipes de negócios e desenvolvimento em relação às demandas dos usuários. Já nos primeiros anos de funcionamento, comprovou-se a eficácia da ferramenta na produção e captura de documentos digitais durante a execução do fluxo da ação, até o seu encerramento, sem uso de papel.

Profissionais do AC/Siarq se uniram com usuários de unidades e órgãos para definir requisitos funcionais e técnicos da gestão documental, fundamentados em reconhecidas normas internacionais e nacionais para assegurar confiabilidade, autenticidade, acesso e preservação dos documentos. Nos primeiros anos de SIGAD, foram incluídos relatórios em vários formatos, Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, além de módulos de Avaliação de Documentos, Produção e Registro de Atos Administrativos (SIGAD-ATOS) digitais (documentos avulsos), captura de documentos digitais, com possibilidade de acesso corporativo e interoperável com sistemas informatizados de negócio. 

Desde a implantação do SIGAD, a comunidade da Unicamp foi capacitada para uso de sistema e de gestão documental. A percepção geral com o uso dos módulos é de que houve melhoria considerável na execução das atividades de gestão de processos e expedientes. A produção de documentos, antes feita em aplicativos de computadores, foi agilizada, assim como o registro e o controle da numeração em lote e armazenamento em espaço corporativo.

No fim de 2017, um importante reconhecimento: o projeto "Rumo à Universidade Digital: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos-SIGAD/Unicamp" foi o vencedor local do Prêmio ao Profissionais da Carreira Paepe, além de levar o prêmio de segundo melhor projeto da Universidade. No ano seguinte, mais um avanço: a implantação do módulo Assinatura Eletrônica.

18

I Semana da Consciência Negra da Unicamp foi em 1987

Bem antes da instituição do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Unicamp já assumia um papel protagonista na difusão e nos debates sobre o tema, especialmente em novembro, mês da morte de Zumbi dos Palmares.

Um evento que ficou na memória de muitos participantes foi a I Semana da Consciência Negra da Unicamp, promovida em 1987, em toda a cidade pelo recém-instituído GEAB (Grupo de Estudos Afro-Brasileiros), vinculado ao Centro de Memória Unicamp (CMU). Na pauta, já adiantavam os encaminhamentos para o Centenário da Abolição da Escravatura, a ser realizado no ano seguinte.

Grandes nomes estiveram em Campinas entre 11 e 13 de novembro. Uma delegação vinda de Angola trouxe Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, fundador do Movimento Popular pela Libertação de Angola e primeiro presidente do país. Atrizes, professores e a comunidade compuseram debates no Ciclo Básico, além de diversas apresentações culturais. Martinho da Vila fez show na Unicamp. A cidade contou com a presença do presidente da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, além de Ivone Lara e Dona Zica.

consne252

Climatologia está no centro dos debates na Unicamp desde os anos 1970

No dia 10 de novembro tem início, em Belém-PA, a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), com expressiva participação da Unicamp, inclusive na articulação de um inédito pavilhão específico sobre a atuação das universidades. A Unicamp envia delegações oficiais para as conferências e amplia gradualmente sua participação, com divulgação de informações científicas e apoio a políticas de implementação.

O papel protagonista da Unicamp em estudos, avaliações e ações na área ambiental remonta aos seus primórdios. Em 1977, Campinas sediou o I Seminário Internacional de Climatologia, a fim de debater questões ligadas à previsão de secas, geadas e seus impactos na agricultura. A promoção foi do CNPq, Unicamp, Inpe, Instituto Agronômico, Fundação João Pinheiro, Departamento Nacional de Meteorologia e Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadores se debruçaram em melhorar a previsibilidade de eventos climáticos extremos.

Esse conteúdo e outros sobre o papel da Unicamp nas reflexões sobre as transformações do clima e seus efeitos nos ecossistemas compõem a exposição virtual “A Unicamp e o enfrentamento das mudanças climáticas”, elaborada pelo AC/SIARQ para a IX Semana Nacional de Arquivos. 

Leia mais: https://unicamp.br/noticias/2025/11/07/na-cop-unicamp-mira-construcao-de-redes-universitarias-para-questoes-climaticas/

mc seminárioclimato

Notícias dos anos anteriores:

2025

Nos últimos anos, o SIGAD/Unicamp caminhou mais alguns passos em sua consolidação. Em 2023, membros da equipe de TI do SIARQ passam a integrar o Conselho de ...

2024

No dia 10 de dezembro, na Livraria da Vila (Fradique Coutinho), acontece o lançamento da obra “Cesar Lattes – uma vida: Visões do infinito”, pela Editora Record. Os autores ...

2023

No dia 12 de dezembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas (FISC) lançou, na PUC-Campinas, o projeto “Interdependência”, com apoio financeiro da Lei Rouanet e da empresa Bosch. O objetivo é ...

2022

O AC/SARQ conquistou, por meio de seus funcionários, a menção honrosa ao projeto “SIGAD – Processo Digital” na solenidade de premiação aos melhores projetos submetidos ao Prêmio Paepe...

2021

O Dia Internacional de Preservação Digital, celebrado em 4 de novembro, marcou a realização do Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável...

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech