Equipes de Negócios e TI do SIGAD/Unicamp fazem balanço das últimas ações e anunciam novidades para 2026
Nos últimos anos, o SIGAD/Unicamp caminhou mais alguns passos em sua consolidação. Em 2023, membros da equipe de TI do SIARQ passam a integrar o Conselho de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (GovTIC) da Universidade. As capacitações para uso do sistema aconteceram simultaneamente. Em 2024, por exemplo, foram trezentos servidores treinados sobre recursos importantes para seus respectivos trabalhos. Neste ano de 2025, a infraestrutura do ambiente de homologação e de produção foi migrada para a Nuvem Pública da Amazon (AWS), a exemplo de máquinas virtuais, banco de dados e repositório de documentos digitais. Porém, junto com o crescimento estão os desafios e perspectivas para os próximos meses.
Andressa Cristiani Piconi, coordenadora da área de Tecnologia da Informação do AC/Siarq, anunciou a atualização da arquitetura tecnológica do sistema, já aprovada pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Unicamp. “Vamos implementar uma interface mais moderna, com maior usabilidade, recursos de acessibilidade e ampliação do tempo de login”. Andressa ressalta que as mudanças serão graduais e serão apoiadas por um grupo consultivo de usuários. “Paralelamente à implantação, a interface vigente segue em funcionamento e com as devidas atualizações”, destaca.
O SIGAD/Unicamp, hoje com 26 mil usuários e 26 sistemas integrados, também deve ampliar o acesso externo. “Hoje é possível assinar documentos, mas queremos que essa pessoa de fora da Unicamp possa, se necessário, ser cadastrada, consultar e incluir documentos em processos”, explica Paulo Henrique Dionysio Pinto, coordenador da área de Gestão da Rede e dos Serviços Arquivísticos. Aline Rodrigues da Silva, responsável por Projetos Especiais e Capacitação Continuada, confirma a expansão do conteúdo dos treinamentos da comunidade universitária. “O uso do módulo de produção de documentos no próprio editor de texto do SIGAD/Unicamp será o principal foco das capacitações em 2026”. A equipe também busca implementar uma plataforma para compilar dados e gerar relatórios estatísticos do sistema.
Orientações sobre funcionalidades e esclarecimento de dúvidas dos usuários estão disponíveis no Portal de Informações do SIGAD/Unicamp.








