O site do Repositório de Documentos Arquivísticos Digitais Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP) está de cara nova. Além de atualização de layout, quem acessar a página pode conferir novas funcionalidades, ferramentas de acessibilidade e destaques dos arquivos e centros de documentação que integram o repositório.
Estudos e a execução do trabalho ficaram por conta de um dos subgrupos da equipe de Negócios do ReDiSAP, que consideraram as propostas de melhoria da navegabilidade, design intuitivo e moderno e maior alcance de pesquisadores. O site também disponibilizará, em breve, a descrição das ferramentas e tutorial de pesquisa em texto e vídeo, a fim de orientar os usuários. O layout foi atualizado com base em uma paleta de cores alinhada aos logotipos de todos os integrantes da rede. Também houve ajustes para acesso em dispositivos móveis, inserção de ícones de entidades digitais e produção de conteúdo sobre o histórico do ReDiSAP.
O repositório unificado permite o armazenamento, gestão e acesso a documentos e a processos digitais autênticos, conforme padrões nacionais e internacionais, para uso de todos as unidades e órgãos e pesquisadores em geral. O projeto de desenvolvimento e implantação da plataforma foi liderado pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) e desenvolvido em conjunto com o Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (AEL/IFCH), Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/COCEN), do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE/IEL), do Centro de Memória Unicamp (CMU/COCEN) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM). Desde o lançamento, as equipes vêm trabalhando na definição de padrões e elaboração de normativas relacionadas à governança e ao uso, preparação de pacotes de informação para inserção no sistema, além de estudos de integração com outros repositórios da Universidade.