AC/SIARQ participa do XV Congresso Internacional de Arquivologia do Mercosul

Mais de sessenta profissionais de arquivo participaram da décima quinta edição do Congresso Internacional de Arquivologia do Mercosul (XV CAM), realizado em La Paz, na Bolívia, entre os dias 17 e 19 de setembro. Gestão documental, digitalização e inteligência artificial foram os temas centrais do encontro, que contou com 97 apresentações de trabalhos, quatro conferências magistrais, além de oficinas especializadas. Arquivistas, historiadores, músicos, profissionais da área, professores, pesquisadores e estudantes representaram 13 países. O CAM foi organizado pela Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia e pelo Comitê Nacional do Arquivo e Biblioteca Nacional da Bolívia.

A Unicamp foi representada pelo AC/SIARQ, com apresentação de Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do órgão. Por meio de relato de experiência, a proposta do trabalho foi enfatizar o impacto da inovação digital nos processos de descrição e registro de metadados dentro de uma visão de preservação sistêmica dos documentos arquivísticos da Unicamp, que considera a gestão em todas as suas fases do ciclo documental, desde a produção. O artigo também é assinado pelos profissionais do AC/SIARQ, Andressa Piconi, Murilo de Souza e Rafaela Basso. 

Por meio de duas plataformas complementares, o SIGAD, utilizado por todas as unidades para registro, produção e recebimento de documentos, e o ReDiSAP, repositório corporativo para documentos permanentes, desenvolvido por arquivos e centros de documentação da universidade, o AC/SIARQ busca a integração das plataformas para estabelecer gestão contínua e consistente dos documentos em todo seu ciclo de vida, desde a produção até a preservação permanente. De acordo com Janaína, todos os profissionais envolvidos participam diretamente ações e reflexões sobre o processo de transformação digital. “Grupos de trabalho, análises documentais e comparativas têm contribuído para avanços significativos na padronização de metadados e na preservação digital de longo prazo”, avalia. 

A próxima edição do CAM, que será em 2027, já tem sede definida: Buenos Aires (Argentina).

boliviaa2