Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - A implantação

Apartir de 2010 profissionais do Arquivo Central/Siarq-Unicamp se debruçaram mais especificamente no desenvolvimento de um sistema que abarcasse todos os dados do Sistema de Protocolo, em uso pela Universidade desde 1993, mas com funcionalidades mais modernas e responsivas.
 
Desde sua concepção, o SIGAD incluiu a gestão arquivística digital de processos, dossiês e documentos avulsos da Rede de Protocolos e Arquivo central e setoriais, com vistas a otimizar a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos administrativos e acadêmicos, independente do seu suporte. A implantação e o desenvolvimento foram feitas por módulos, com equipes integradas por agentes de negócio e de tecnologia da informação. O ano de 2015 marcou a realização de dezenas de reuniões técnicas e treinamentos voltados aos profissionais de diversos órgãos e unidades da Unicamp. No mês de setembro, o AC/SIARQ realizou a migração de cerca de 18 milhões de registros para o banco de dados SIGAD-Unicamp, que entrava no ar oficialmente por meio de Resolução do Gabinete do Reitor (GR).
 
O trabalho contou com o envolvimento de 82 unidades e órgãos e apoio do então Centro de Computação (CCUEC). A nova ferramenta foi baseada em requisitos funcionais de protocolo, arquivo e tramitação, reconhecidos por entidades nacionais e internacionais de gestão e preservação da autenticidade de documentos.
 
Os primeiros módulos implantados já permitiram ampliar a abrangência dos registros documentais, das funcionalidades de gestão, do acesso e dos usuários, além da gestão da produção, da captura e do armazenamento de documentos digitais. A capacitação dos funcionários da Unicamp, indispensável para o uso do SIGAD, foi realizada 100% pela equipe AC/SIARQ. Entre 2015 e 2017, mais de mil agentes passaram por treinamentos, totalizando 31 oficinas.
 
slide3sif