É impossível falar dos dez anos do SIGAD-Unicamp sem pensarmos na constante atualização de funcionalidades, implementação de módulos e dinamismo das equipes de negócios e desenvolvimento em relação às demandas dos usuários. Já nos primeiros anos de funcionamento, comprovou-se a eficácia da ferramenta na produção e captura de documentos digitais durante a execução do fluxo da ação, até o seu encerramento, sem uso de papel.
Profissionais do AC/Siarq se uniram com usuários de unidades e órgãos para definir requisitos funcionais e técnicos da gestão documental, fundamentados em reconhecidas normas internacionais e nacionais para assegurar confiabilidade, autenticidade, acesso e preservação dos documentos. Nos primeiros anos de SIGAD, foram incluídos relatórios em vários formatos, Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, além de módulos de Avaliação de Documentos, Produção e Registro de Atos Administrativos (SIGAD-ATOS) digitais (documentos avulsos), captura de documentos digitais, com possibilidade de acesso corporativo e interoperável com sistemas informatizados de negócio.
Desde a implantação do SIGAD, a comunidade da Unicamp foi capacitada para uso de sistema e de gestão documental. A percepção geral com o uso dos módulos é de que houve melhoria considerável na execução das atividades de gestão de processos e expedientes. A produção de documentos, antes feita em aplicativos de computadores, foi agilizada, assim como o registro e o controle da numeração em lote e armazenamento em espaço corporativo.
No fim de 2017, um importante reconhecimento: o projeto "Rumo à Universidade Digital: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos-SIGAD/Unicamp" foi o vencedor local do Prêmio ao Profissionais da Carreira Paepe, além de levar o prêmio de segundo melhor projeto da Universidade. No ano seguinte, mais um avanço: a implantação do módulo Assinatura Eletrônica.

