SÉRIE "Centenário de Cesar Lattes" | Álbum "Quanta", de Gilberto Gil, revisitou samba em homenagem ao cientista

Em mais uma publicação da série "Centenário Cesar Lattes", trazemos uma curiosidade sobre o físico e o reconhecimento de sua importância para a ciência. Em 1947, o samba-enredo “Ciência e Arte”, de Cartola e Carlos Cachaça, composto para o Carnaval, homenageou o cientista e levou a Estação Primeira de Mangueira ao segundo lugar na avenida.
Exatos 50 anos depois, a música teve uma marcante regravação. Gilberto Gil lançou o álbum “Quanta”, em 1997, com repertório dedicado à ciência. “Ciência e Arte”, alinhada com a proposta do CD em forma e conteúdo, não ficaria de fora.
 
A equipe de produção de Gil enviou a Lattes cinco músicas e respectivas letras, antes mesmo do CD ser finalizado. O pedido era um pequeno texto de apreciação do material feito por Lattes, a fim de ser impresso no encarte da mídia. De fato, Lattes respondeu, não sobre a técnica musical, mas sobre o sentido que a física daria para algumas palavras usadas nas composições. Lattes também teve acesso antecipado às canções “Dança de Shiva”, “Átimo de pó”, “A Ciência em Si” e “Quanta”. O livreto do CD e as correspondências trocadas entre Gilberto Gil e Cesar Lattes fazem parte do acervo do AC/SIARQ.
 
quanta1 1